5 livros para quem se interessa por estatística
Estatística é uma ciência interessantíssima, mas também dificílima de dominar. Os primeiros anos do curso podem ser um terror e motivo de grande desmotivação para muitos alunos que não tem muita informação do que esta ciência é capaz de proporcionar.
Pensando nisso separamos aqui 5 livros que mostram o poder da estatística e também ajudam a lhe manter motivado no curso. Além disso, também são livros interessantes para não estatísticos interessados pela ciência que melhor entende os dados. Todos os livros possuem link para o Buscapé onde você pode procurar pelo melhor preço para adquirir o livro mencionado (isso não foi um merchan).
O Andar do Bêbado
Este talvez tenha sido uma das minhas maiores motivações para me formar em estatística quando estava no início do curso. Mlodinow é um escritor fantástico, mesmo autor de O Arco-íris de Feynmann, com uma escrita divertida e envolvente sobre como a estatística se desenvolveu ao longo dos anos. Muito interessante para todos os públicos, sendo você estatístico ou não. O legal de lê-lo como estatístico em formação é ver o potencial de sua ciência e de onde tudo começou.
Uma Senhora Toma Chá
Uma leitura não tão descontraída quanto O Andar do Bêbado, mas muito interessante. Salsburg conta como a estatística revolucionou o século XX, passando pela história de grandes estatísticos como Fisher, Neyman, Pearson, Florence David, Box, Cox e muitas outras histórias. Recomendado para você que tem curiosidade em saber o poder desta ciência relativamente recente e em como Fisher foi um dos pensadores mais brilhantes do século.
Os Números do Jogo
Recomendado para os amantes do futebol como eu. Este livro traz um pouco de como a estatística está revolucionando o “futebol moderno” que o Brasil tanto teima em não aderir, alegando que iria estragar a magia do futebol (por essas e outras que o futebol está ficando ultrapassado e perdendo popularidade no Brasil e algumas regiões do mundo). Discussões a parte, o livro traz fatos, histórias e exemplos de como a análise de dados e o papel da estatística influenciou em times campeões, contratações milionárias e esquemas táticos vencedores. Por exemplo, você nunca se perguntou porque o Barcelona nunca cruzava seus escanteios para a área e preferia a cobrança curta? Ou por que aquele jogador que você achava um bosta foi contratado a peso de ouro para vê-lo campeão e dizer que esse aí tem sorte?
O Guia Mangá de Estatística
Este livro dispensa apresentações. É um guia, mangá, de estatística! Genial! Faz parte de uma série de livros voltados para várias ciências e perfeito para quem está no ensino médio e com dúvidas de qual curso escolher para sua formação superior. Os desenhos e os exemplos são demais, com diálogos a um nível perfeitamente compreensível para todos os públicos.
Como mentir com estatística
Este é um livro de 1954, mas até hoje uma grande referência, apesar do título sarcástico. Bill Gates recomenda como leitura essencial. O livro não irá te ensinar a mentir, mas sim a como se prevenir de ser enganado por uma estatística mal feita ou mal intencionada. O mundo inteiro deveria lê-lo.
Um comentário
Obrigado pelas dicas. Consegui achar dois para download na internet. Se começar bem, compro.