Onde procurar ajuda para sua análise estatística

Onde procurar ajuda para sua análise estatística

onde procurar ajuda análise estatística

Chega um momento em sua pesquisa que provavelmente você irá precisar validar com dados e informações o que está querendo provar. Nessa hora que entra a coleta de dados e a análise estatística.

Se sua pesquisa teve um planejamento de experimentos bem feito, então a tarefa de coleta e análise de dados segue de maneira bem natural. No entanto, caso não tenha tido uma base ou um curso de estatística suficiente para lhe tornar apto a aplicar a ciência dos dados, então talvez seja o momento de procurar ajuda em estatística.

Neste post vamos mostrar seis maneiras de procurar ajuda com sua análise estatística.

Aquele(a) amigo(a) estatístico(a)

Esta talvez seja a primeira opção da maioria das pessoas. Se você tem ligação com um campus de múltiplas faculdades então é bem provável que já tenha tido contato com alguém que conhece alguém que conhece alguém da estatística. Melhor ainda, caso tenha um amigo ou amiga de contato mais próximo uma conversa é mais acessível, nem que seja para lhe indicar uma pessoa mais adequada para lhe ajudar.

Professor(a) orientador(a)

Quem lida com pesquisas acadêmicas também lida com estatística de uma maneira ou outra. Em muitos casos, a experiência de um professor orientador é suficiente para lhe ajudar, mesmo que sua área não seja nem perto das exatas. Comparações simples e estudos de relações são tópicos geralmente bem dominados pelos pesquisadores em seus diversos departamentos. Vale a pena perguntar.

Internet

Para quem tem facilidade de aprender por si a internet é sempre uma ótima professora. Se você tem em mente que análise estatística precisa ser feito ou no mínimo que tipo de variáveis deseja comparar, uma busca em inglês no seu site de buscas favorito pode responder sua pergunta.

Por exemplo, caso precise de ajuda para comparar duas variáveis contínuas, procure por compare two continuous variables. Clique no link e faça o teste.

Ah, recomendamos procurar sempre em inglês pois é a língua mais utilizada online e a probabilidade de encontrar um material que responda sua busca é maior.

Faça uma visita a um departamento de estatística

Caso sua orientação, amigos e internet não consigam lhe ajudar talvez seja interessante verificar no departamento de estatística mais próximo se alguém pesquisa um tópico próximo ao seu ou se estão dispostos a fazer uma parceria.

De fato, é grande o número de pesquisas de estatísticos em conjunto com outros departamentos, já que áreas biológicas, de saúde e sociais são grandes provedores de dados e experimentos interessantes.

Empresa júnior

As empresas juniores de estatística são um bom contato com estudantes do departamento de estatística e geralmente bem estruturadas para receber seu trabalho. Vale a pena se informar na universidade mais próxima e entrar em contato. No entanto, como o nome júnior já diz, eles estão em fase de aprendizado e em alguns casos é preciso ter paciência ao longo do processo. Em contrapartida, o preço pode ser mais acessível que uma consultoria e muitas tem o apoio de professores do departamento.

Consultoria estatística

Uma consultoria estatística é a maneira mais segura de solucionar sua demanda, já que é uma pessoa totalmente dedicada a lhe ajudar e guiar sua pesquisa. Geralmente é feita uma reunião com um estatístico, definindo em seguida o escopo e orçamento do projeto e finalizando com a entrega de um relatório com todas as análises estatísticas e como isso encaixa no seu trabalho.

Porém, o preço pode ser um impedimento em alguns casos e a simplicidade do projeto pode nem ser aceito por empresas especializadas em estatística. Uma dica são as consultorias focadas em pesquisa acadêmica como as prestadas aqui no SOS Estatística.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *