Blog

Como fazer teste t no Excel

O teste t de Student é mais famoso para verificar a diferença entre as médias de dois grupos. Por exemplo, se eu quero verificar se o índice de glicose no sangue de indivíduos do grupo controle em relação a um grupo que foi exposto a um medicamento X, então o teste t é o teste…
Leia mais

onde procurar ajuda análise estatística

Onde procurar ajuda para sua análise estatística

Chega um momento em sua pesquisa que provavelmente você irá precisar validar com dados e informações o que está querendo provar. Nessa hora que entra a coleta de dados e a análise estatística. Se sua pesquisa teve um planejamento de experimentos bem feito, então a tarefa de coleta e análise de dados segue de maneira…
Leia mais

7 dicas para melhorar sua pesquisa e escrita acadêmica

7 Dicas para melhorar sua pesquisa e escrita acadêmica

Durante nosso caminho acadêmico até o diploma em algum momento você terá que fazer uma pesquisa e escrever um artigo científico. Seja no seu TCC, dissertação, tese ou quando for publicar um artigo, também conhecido como paper, em uma revista ou periódico científico. Neste post vamos mostrar 7 dicas para melhorar sua pesquisa e escrita…
Leia mais

Como funciona consultoria estatísitca

Como funciona nossa consultoria estatística

A consultoria estatística é um serviço personalizado que irá lhe atender em todas as dúvidas do planejamento à análise estatística do seu projeto. Com isso, é preciso ter segurança de que está comprando um serviço que atenda suas expectativas. Para tal vamos lhe mostrar como funciona a consultoria estatística aqui no SOS Estatística, desde o…
Leia mais

chi quadrado guia

Teste Chi Quadrado de Pearson: um guia completo

O teste Chi Quadrado de Pearson é um teste de hipóteses estatístico utilizado para comparar duas variáveis categóricas, também conhecido como apenas Chi Quadrado ou Qui Quadrado ou \(\chi^2\). Muito utilizado para realizar comparações entre tratamentos de tabelas 2×2 (ou maiores). Por exemplo, o teste Chi Quadrado pode ser usado para comparar se pacientes tem…
Leia mais

8 dicas de como ser um péssimo estatístico

O mercado está implorando por estatísticos que usem sua metodologia para extrair informações de seus conjuntos de dados e melhorar a tomada de decisões das empresas. Nossa profissão está em alta e cabe a você decidir se vai virar uma máquina de apertar F3 no SAS ou se será um profissional diferenciado que realmente compreende…
Leia mais

O que é desvio padrão? Entenda com um exemplo

Desvio padrão é um conceito básico em estatística, mas nem sempre claro para todos. Matematicamente, desvio padrão é uma estatística que fornece informação sobre a dispersão dos dados e mede o quanto em média seus dados estão distantes da média. Difícil, né? Essa definição é muito complicada de ser compreendida, mas vamos tratar com um…
Leia mais

Qual distribuição devo usar?

As distribuições de probabilidade, também conhecidas como modelos ou lei de probabilidade, são muito úteis em modelagem e problemas que exijam uma inferência a partir de uma amostra coletada. Traduzindo, elas facilitam muito a sua vida na hora de tomar uma decisão. No entanto, dentre tantas uma pergunta frequente é qual distribuição de probabilidade devo…
Leia mais

Tamanho amostral: 4 coisas que você deveria saber

Tamanho amostral é sempre uma preocupação para quem trabalha com dados em sua pesquisa. Inclusive, o pesquisador despreocupado ou desinformado só passa a dar importância ao assunto após questionarem sobre qual o critério utilizado para definir o tamanho da sua amostra. E não tem problema nenhum dizer que foi o máximo que você pode coletar,…
Leia mais

ANOVA: como utilizar e aplicar

Uma das maiores dúvidas de nossos leitores é como utilizar a ANOVA ou até mesmo como verificar se a média entre mais de dois grupos são iguais. Vista como uma generalização do teste t, a ANOVA, abreviação em inglês de Análise de Variância, é amplamente utilizada em experimentos biológicos, agrícolas e diversas outras pesquisas. Este…
Leia mais